MIOPIA

O que é?

É uma anomalia refrativa (necessidade de correção da visão com acréscimo de grau) e que tem incidência elevada e crescente, apresentando como causa não apenas fatores genéticos, mas também há estudos que procuram provar que a causa está relacionada com fatores ambientais.
É caracterizada pela dificuldade visual para longe (visão turva para visualizar objetos distantes), pestanejar freqüente e dores de cabeça. Deve ser assunto de atenção dos pais, uma vez que se apresenta com tendência a aumentar ao longo dos anos de crescimento da criança, até por volta de 20-25 anos (são raros casos que se iniciam após os 20 anos) e por conseqüência determina a diminuição da acuidade visual associada à necessidade do uso dos óculos ou lentes de contato, com trocas frequentes.

Como se percebe?

É caracterizada pela dificuldade visual para longe, muitas vezes representada pelo desenvolvimento escolar comprometido, pestanejar freqüente, visão cansada ao final do dia associada a episódios de dores de cabeça (cefaléia).

O que fazer?

É fundamental a solicitação de avaliação por profissional competente (oftalmologista) que irá, após exames e fazer o diagnóstico de miopia, determinar a necessidade de correção visual, seja esta através de lentes corretivas como óculos ou lentes de contato, ou cirurgia refrativa.

Quanto ao uso de óculos o único inconveniente é a limitação imposta para o exercício de algumas atividades profissionais e esportivas, além da redução do campo visual e dos reflexos do indivíduo. Quanto ao suo das lentes de contato, elas corrigem muito bem as miopias, satisfazem a estética, mas podem causar intolerâncias, exigindo maiores cuidados, além de uma certa habilidade na sua manipulação. As cirurgias a laser, que são chamadas de “cirurgias refrativas”, procuram modificar a curva da córnea, provocando um achatamento da parte central, determinando a formação adequada da imagem na retina. Essas cirurgias normalmente são realizadas já na fase adulta e que é compatível com a estabilização do grau inicialmente apresentado.

Importante!

A miopia é uma afecção comum na infância e está diretamente associada ao baixo desenvolvimento escolar, sendo de fundamental importância que essas crianças sejam submetidas ao primeiro exame oftalmológico ainda na fase pré-escolar e antes dos 7 anos de idade Hipermetropia

Agende uma consulta pelo telefone (51) 3341.9980

Desenvolvido por Webproj